top of page

Como Reduzir Quebra de Ferramentas

  • Foto do escritor: Denis Rech
    Denis Rech
  • 5 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de set. de 2024



1. Estabeleça um sistema de rastreamento de ferramentas.

Isso ajudará você a acompanhar o uso e a manutenção de cada ferramenta, como o controle de afiações por exemplo. Você também poderá usar essas informações para identificar quais ferramentas estão com mais probabilidade de quebrar, considerando o seu nível de desgaste.

 

2. Realize inspeções regulares de ferramentas.

Isso ajudará a identificar e corrigir problemas antes que eles causem quebras. Sugira que o responsável pelo seu almoxarifado ou sala de ferramentas, faça uma análise de cada item ao retornar da produção para o estoque.

 

3. Use as ferramentas corretas para o trabalho.

Usar a ferramenta errada pode causar quebras e danos às peças, além de desgaste excessivo. Verifique junto ao fornecedor qual é o material indicado para o trabalho para cada ferramenta.

 

4. Treine os operadores de máquinas corretamente.

Os operadores de máquinas devem ser treinados para usar e cuidar adequadamente das ferramentas. Muitas ferramentas são quebradas logo na preparação da máquina, ou por falha nesse processo.

 

5. Use ferramentas de alta qualidade.

As ferramentas de alta qualidade são mais duráveis e menos propensas a quebras. Mesmo que aparentemente sejam mais caras, ao longo do uso podem ser mais rentáveis pela sua durabilidade.

 

6. Crie um ambiente de trabalho seguro.

Um ambiente de trabalho seguro pode ajudar a prevenir acidentes que possam causar quebras de ferramentas.

 

7. Revise regularmente suas práticas de gestão de ferramentas.

Revise regularmente suas práticas de gestão de ferramentas para garantir que elas estejam atualizadas e eficazes. Inclua nessa lista, ações como, controle da acuracidade do estoque e análise periódica de itens sem movimentação, e acompanhe os índices de quebra e consumo em relação a produção.

 

8. Use um software de gestão de ferramentas.

Um software de gestão de ferramentas pode ajudá-lo a rastrear e gerenciar suas ferramentas de forma mais eficiente.

 

9. Trabalhe com um fornecedor de ferramentas confiável.

Um fornecedor de ferramentas confiável pode ajudá-lo a escolher as ferramentas certas para suas necessidades e fornecer suporte técnico quando necessário.

 

10. Estabeleça metas de redução de quebras.

Estabelecer metas de redução de quebras pode ajudá-lo a manter o foco e a motivação.

Uma boa dica é o uso de dashboards, que podem dar uma visão mais ampla sobre ações corretivas a serem tomadas para redução dos índices. Use dimensões como peça produzida, fabricante, operador e máquina, para analisar as maiores incidências

 

11. Recompense os operadores de máquinas que usam as ferramentas corretamente.

Recompensar os operadores de máquinas que usam as ferramentas corretamente pode incentivá-los a continuar fazendo o que é certo.

 

12. Use dados para tomar decisões.

Use dados para tomar decisões sobre a gestão de suas ferramentas. Faça análises sobre consumo, compras, vida útil e quebras.

 

13. Trabalhe com sua equipe para identificar e implementar melhorias.

Trabalhe com sua equipe para identificar e implementar melhorias em suas práticas de gestão de ferramentas.

 

14. Seja paciente.

A redução de quebras de ferramentas leva tempo e esforço. Não desista!

 

15. Celebre seus sucessos.

Quando você alcançar seus objetivos de redução de quebras, celebre seus sucessos com sua equipe.

 

16. Continue aprendendo e melhorando.

A gestão de ferramentas é um processo contínuo. Continue aprendendo e melhorando suas práticas.

 

17. Lembre-se de que a redução de quebras de ferramentas é um investimento que vale a pena.

A redução de quebras de ferramentas pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de melhorar a qualidade dos seus produtos.

 

Conclusão

A gestão eficaz de ferramentas de usinagem é essencial para qualquer empresa que deseja ser competitiva. Seguindo as dicas acima, você pode ajudar a reduzir as quebras de ferramentas, melhorar a produtividade e aumentar a lucratividade.



 
 
 

Comentários


PRODUTO
COMUNIDADE

O GEFER® é um software desenvolvido para o GERENCIAMENTO DE MATERIAIS, incluindo FERRAMENTAS, EPIs, acessórios, suportes, moldes, matrizes, instrumentos de medição / inspeção e outros insumos de consumo e/ou desgaste, sendo assim um Sistema de MRO (todos os itens envolvidos em Manutenção, Reparo e Operação) completo.


O Sistema controla toda logística de movimentação dos itens (Ferramentas, Instrumentos de Medição, Acessórios), possibilitando a rastreabilidade desde a compra até o descarte. Possui Controle de Serviços (afiações, retrabalhos), Compras, Estoques, Gestão de Calibrações, com módulos auxiliares para Contagens Cíclicas de Inventário, Sistema de Alertas Automáticos (para estoque, compras, quebras e consumo), Sistema de Agenda para reserva e devolução de ferramentas, Engenharia de Processos (para a criação de Kits, Montagens, e Planos de Trabalhos), Análises Gerenciais Gráficas (Quebras, Consumo, Compras, etc.).

 

Desenvolvido em Java, possui versões desktop e web, permite solicitação de ferramentas de qualquer posto de trabalho para qualquer Almoxarifado gerenciado, seja via web ou desktop. Na gestão de afiações utiliza um Portal de Fornecedores, para troca de informações entre cliente e fornecedor, permitindo o acompanhamento de todo o serviço. Integra-se a qualquer sistema ERP, para importação e exportação de dados, como notas fiscais de entrada, solicitações e ordens de compras, etc. Possui integração também com almoxarifados eletrônicos, e Tools Machine.

  • YouTube - White Circle
bottom of page